terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Por acaso.

Muitas são as vezes em que se ouve o comentário, cheio de propriedade, de que os cães são parecidos com os donos ou o inverso. O que é certo é que depois de uma atenta observação notam-se facilmente as mesmas características em ambos, o nariz achatado, a expressão feliz, o lacinho em cima da cabeça (?)... uma infinidade de apontamentos que não deixam espaço para dúvidas.
Na verdade, acho que grande parte é resultado da imensa convivência que uma relação exige. Porque senão for assim, porquê que acontece o mesmo com alguns casais? Nunca repararam que alguns casais são tão parecidos que quase dá para acreditar naquela teoria de que o parceiro mais promissor é aquele que é mais parecido com o outro que exibe características mais semelhantes? e mais uma vez: uns olhos alegres, um nariz comprido, o queixo com covinha, por aí.

Isto tudo para dar a conhecer que existe outro caso curioso de afinidade - há condutores que são a cara dos carros que têm. E nem sempre da forma mais positiva que para alguns possa soar. Para frustração de alguns carros, ou não, porque se há afinidade é porque, à partida, estão bem. Apenas pelo conforto que esse sentimento traz. Provavelmente, será mais correcto dizer que há alguns carros que são a cara do comportamento dos seus condutores. Se vemos uma condução, embora com um sujeito diferente, sempre com as mesmas características e ainda por cima constatamos que alguns km atrás tinhamos deparado com uma situação semelhante... acho que estamos perante um tipo de comportamento.

Pois muito bem, lá vai a bomba: Opel Corsa; carrinhas comerciais, estas nem precisam de marca, é como aquelas carrinhas familiares, as Combi (?). O conceito de familia é maravilhoso. Agora pô-la toda em risco de uma só vez. O pessoal dos Mercedes (dos antigos, rectangulares). Não vou falar dos táxis porque aí teriamos de falar de espécies sociais e não é o tema de hoje.
Quando algum caso destes se aproxima, quase podemos achar que temos poderes de previsão futura, uma vez que facilmente adivinhamos quais as reacções e próximos disparates que vamos presenciar, sem enganos. Realmente... é capaz de não ser tão mau, é capaz de ser bom para exercitar a intuição. Mas só por acaso.

1 comentário:

Tempus_Fugit disse...

Cães carros e donos... É bem verdade, ás vezes há assim uns casos de osmose. Não tem é muita piada.

Nada como personalidade vincada. Cães, carros, donos, respectivos e tudo mais.