quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Curtos passeios

Há cheiros que nos transportam para outros lugares; há pequenos detalhes que evocam situações particulares e há objectos, que ao permanecerem connosco, mantêm presentes momentos, sensações e saudades.

O vestido que tinha ontem consegue ter sempre esse efeito. Por breves momentos, conforme o dia vai passando, vou até Portobello Market. Deambulo um pouco pelas imensas bancas; espreito as novidades; experimento os chapéus; compro o Capuccino e vagueio como se estivesse em casa... Vale mais este passeio do que a caminhada pela Oxford Street.


Isto porque adoro mercadinhos. A familiaridade. Não têm nada a ver com os mercados que cá encontramos. Não são em sítios fechados. E as bancas têm um aspecto que dá vontade de comprar cada tipo de legumes. Em Salzburgo, e em várias cidades alemãs, há ainda os mercadinhos de Natal, com as coisas mais maravilhosas que podem imaginar, feitas à mão...


Depois do curto passeio, que quase me levava à Àustria, rapidamente volto a concentrar-me no que estou a fazer. A ida a Londres é tão real que quase poderia encontrar no bolso o guardanapo do doce capuccino. Tudo culpa do vestido!

3 comentários:

Mimi disse...

E é tão bom viajar assim... exercitar a memória e revisitar lugares, cheiros, momentos!

Tempus_Fugit disse...

A culpa é do trabalho, isso sim!
Eu cá posso vestir as calças que quiser que não vou muito longe :-P

Diabolous in Musicae disse...

Olhem, eu até já vesti saia e saltos, e o que ganhei foi um convite de um casal para um "ménage". E as minhas calças também não me levam por aí além...

Mas sim, há roupas e outros objectos que nos reportam a locais, por vezes, recônditos na nossa memória, e aí não há kilometragem. O longe pode ser mais perto que a torrada com geleia...