quarta-feira, 23 de abril de 2008

Tratado da normalidade das coisas

Já muita gente disse que ser musico é das profissões mais bonitas do mundo. Concordo plenamente, apesar de por vezes haver alguns pontos em comum com a que dizem ser a profissão mais velha do mundo! Mas se até alguns tempos usava o chavão do surrealsmo para classificar os episódios que vivo, agora já desisti. É simplesmente a normalidade. A verdade muitas vezes mais repescada que a ficção!

O episódio de hoje foi engraçado, passou-se assim sem tirar nem pôr:

Hoje á tarde tinha acabado de dar uma aula particular quando tocam à porta. Nem eu nem o Júlio esperávamos ninguém, então acabamos por ir os dois abrir. Era já dentro do prédio, o que implicava a porta de baixo aberta. Abrimos e está um rapaz que devia ter sensivelmente a nossa idade e que nos olha com alguma espectativa. Depois diz:

- Olá, eu sou o Rui!
...
- Olá eu sou Júlio
- Olá, Tiago, prazer...

O Rui olha para o Júlio, o Júlio olha para mim, eu olho para o Júlio, o Rui olha para mim... Passam-se alguns segundos até que o Rui explica:

- Eu vi o papel lá em baixo na porta, resolvi subir, como nos outros andares estava tudo fechado e não se passava nada, segui a música e vim a este!
(Tinha ouvido o Júlio a martelar no piano)

Eu olho para o Rui, o Rui olha para o Júlio, o Júlio olha para mim e por aí fora.... Até que eu digo
- Eh pá não deve ser aqui...
- Mas obrigado pela visita...

O Rui, que até tinha cara de ser boa pessoa e demonstrou algum espírito aventureiro pede desculpa e desiste, a sentir-se provavelmente parvo, e nós descemos para encontrar a porta aberta e este papel colado ao lado:



Estava explicada a confusão pemanente dos três, eu a pensar que o Rui devia conhecer o Júlio, o Júlio a pensar que o Rui me conhecia, o Rui a pensar qual dos dois colou o papel na porta e qual não sabe o que se passa, e que fixe era ouvir um concerto agora que não tenho nada de mais para fazer...

É a normalidade da vida de músico em todo o seu esplendor...

1 comentário:

Ana disse...

Vcs queriam era companhia mas saiu-vos um Rui :-P