sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

100 Obras para ouvir antes de morrer - nº3


Dois brasileiros, uma guitarra e uma garrafa de whisky, num estúdio de um amigo em Milão. Decidem gravar um Álbum! Acham que pode dar bom resultado? Posto assim, eu também achava que não... Toquinho e Vinicius de Moraes, em 1975, imortalizaram o que para mim é a Bossa Nova. Sem grandes produções, meses em estúdio, takes sem fim... A fazer com toda a simplicidade deste mundo canções bem complicadas. Para mais o Vinicius escreveu quase todas as letras. E o Toquinho tocar Bossa é a perfeição.

É um bocado penoso para mim ouvir mais uma versão da "Garota de Ipanema", ou da "Insensatez", versão chillout, versão arranjo para 50 músicos, etc... Soa tudo redundante. Nunca ouvi, nem imagino versões feitas com mais alma do que as que estão aqui. Há outras boas... Se calhar tou a ser um bocado redutor com tudo o que veio depois, mas nisto das versões dos clássicos acontece o mesmo que com os Grafittis: em cada 100 paredes pintadas, se calhar, uma é arte, e o resto são rabiscos sem talento.

2 comentários:

Stella Maris disse...

Quando o leio o que escreves sobre musica... sinto-me pequena (quase invisível) e ignorante...

Tempus_Fugit disse...

Stella, ecrevo sobre a música que gosto muito por 2 motivos:

1. Porque escrever ajuda-me a meter as coisas em perspectiva, e assim tentar descobrir porque gosto tanto delas.

2. Porque gostava que quem não conhece as obras sobre as quais escrevo ficasse com curiosidade para ouvi-las. E até pode acontecer gostarem tanto delas como eu...

Tu que tens hora reservada na minha agenda por acordo mútuo de nós os 2, sempre que tiveres curiosidade com alguma coisa é só pedires! Não te quero causar esses sentimentos...

Beijo