sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Uma questão de humildade ou discernimento?

MANIA DO SUICÍDIO

Às vezes tenho desejos
de me aproximar serenamente
da linha dos eléctricos
e me estender sobre o asfalto
com a garganta pousada no carril polido.
Estamos cansados
e inquietam-nos trinta e um
problemas desencontrados.
Não tenho coragem de pedir emprestados
os duzentos escudos
e suportar o peso de todas as outras cangas.
Também não quero morrer
definitivamente.
Só queria estar morto até que isto tudo
passasse.
Morrer periodicamente.
Acabarei por pedir os duzentos escudos
e suportar todas as cangas.
De resto, na minha terra
não há eléctricos.

Rui Knopfli


Quando morava na outra casa tinha, entre outros, este poema na parede. Éramos três lá em casa, dois dos quais músicos.
Eu e o outro, vamos chamar-lhe "músico", antes amigos agora incompreendidos, chegáramos ao colapso da cordialidade, tínhamos discutido uns dias antes, e eu pensei, "Não dá, não consigo comunicar com este troglodita". Havia uma mulher que dormira lá em casa, a quem eu explicara que "Isto não tem futuro" que me perguntou de quem era Aquela mania do suicídio? Do Rui Knopfli, retorqui...

Tínhamos jantado em casa da Joana, muita conversa e vinho e lá dormimos todos... Vim a casa mal dormido tomar banho e mudar de roupa, abro a janela o sol do meio-dia inunda-me a sala e na estrada defronte vejo escrito em letras brancas garrafais "Músico procura-se para terra sem futuro e sem eléctricos".

O "músico" queixou-se ao terceiro elemento lá de casa, que aquilo era uma afronta...anunciou a sua saída para o final desse mês.

Ainda hoje me interrogo que terá o "músico" entendido naquela frase, se nem sequer conhece Rui Knopfli?

Foi das coisas mais bonitas que já me escreveram...

1 comentário:

Tempus_Fugit disse...

Tava a ver que tinha de ir escrever "Musico procura-se para não deixar o amigo a escrever parvoices sozinho no Blog" à tua porta! Ainda bem que não foi preciso, até porque ia perder a manhã toda a escrever uma frase desse tamanho. Pronto, já me sinto menos sozinho! :-)