quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Acerca da Esperança - Vol 2



(Imagem reincidente, que continua a habitar-me tanto tempo depois de a ter descoberto...)link

O mundo é para cada um de nós, um sítio distinto. Vivemos todos de formas diferentes o mesmo acontecimento. Portanto tudo o que nos é oferecido exteriormente se torna no nosso mundo interior. Tudo isto para chegar à abstracção que é a esperança.

A esperança vem de dentro meus caros. Mas podemos vê-la numa imagem de duas crianças do terceiro mundo, de cores diferentes mas tão iguais, abraçadas com a naturalidade que traz a verdadeira amizade, sorrindo agradecidas ao Sol que esbanja luz sobre a sua felicidade.

Parece-me difícil conceber uma imagem tão perfeita com crianças do primeiro mundo. Talvez porque tenha esta ideia de que onde a vida é obviamente mais difícil, as pessoas acabam por prestar-lhe uma espécie de culto involuntário, por ter alegrias nas coisas mais simples. Talvez porque tenham descoberto, ainda que de forma latente, que por muito difícil que seja, a vida merece que lhes prestemos culto, que sejamos felizes o mais possível, e não o menos.

Por isso sinto que me chega de dentro. Sei que ela está lá. A esperança, assim como a felicidade (essa quimera, dizia o delirante Brás Cubas, pela pena de Machado de Assis), e tudo o resto. Se não estivesse poderia vir alguém entregar-ma numa bandeja de ouro e não ia servir de muito. Se não estivesse a bandeja ia sempre parecer-me vazia.

Haveria algum titulo mais perfeito para esta imagem? Hope...


4 comentários:

Joana disse...

Concordo com o que dizes, mas acho que a esperança tem formas diferentes... acho que também poderias encontrá-la (diferente claro) em crianças do "primeiro mundo"!
...e sim esta foto é especial!

Tempus_Fugit disse...

Claro... No próximo volume vais ver uma frase que concorda inteiramente com a tua. Formas diferentes, tão diferentes como cada um de nós.

Como tenho trabalhado muito com crianças venho constatando algumas coisas. E uma delas é que muitas vezes, os mais desfavorecidos apesar de todos os problemas me parecem ter uma certa chama mais acesa. Mas isto sou eu a particularizar. Não sei se com muita ou pouca justiça, mas tem sido a minha experiência.

Joana disse...

Aguardo então o Vol 3.
:)

Não podia estar mais de acordo contigo em relação aos Beatles... e já agora tens algum album preferido?...
Eu gosto do Rubber Soul e do White Album.

Tempus_Fugit disse...

O White Album... Ainda que a coisa varie um bocado com o tempo, acho que é mesmo o meu preferido ;)