segunda-feira, 23 de junho de 2008

A altura de colocar os óculos cor-de-rosa.

A selecção ficou pelos quartos de final. O desalento foi imediato ao final do jogo. Qual fim de espectáculo, as luzes acenderam-se, todos se levantaram ao mesmo tempo, a querer sair sem demora da sala. Como se a rapidez pudesse afastar a tristeza espelhada nos rostos. Como se a rapidez de sair da sala, os mergulhasse novamente na corrente turva que o exterior da sala pode significar e levá-los a esquecer.
Saidos da sala, ainda com o cheiro das pipocas a pairar, cada um para seu lado, embarcam nas águas agitadas da corrente quotidiana. E, é nessa altura, que despertam para a realidade que não os deixa... os combustíveis continuam com preço elevadíssimo, por consequência a crise dos alimentos arrasta-se. Os EUA continuam a queimar cereais lá em cima no pedestal cheio de fissuras. Ao lado, Hugo Chavéz prevendo esta situação ou melhor não querendo que o seu povo venha a passar fome, fez mais uma daquelas alianças de troca de géneros, desta vez com o Brasil, e queima canas de açucar para conseguir um combustível reciclado.
Por cá, andam todos a puxar fogo principalmente às carteiras, endividam-se, na maior parte das vezes, não para obterem bens de primeira necessidade, mas para comprarem o que lhes aprouver pela sensação de poder que o acto lhes pode trazer.
A parte boa é que há bandeiras por todo o lado "será a a vizinha maior que a minha?" e o pessoal vai deixar de ir de férias para o Brasil, uma vez que em breve pode usufruir cá daquela realidade, nada de ter de aturar a presença da classe média!

2 comentários:

Anónimo disse...

Tudo muito interessante, mas ... que tal ajudar e incentivar o português comum a tratar da sua vidinha, já que ninguém trata por ele?
Que podemos fazer:
- Comprar no posto com a gasolina mais barata (forçar a concorrência).
Para isso:
1- Pressionar de todas as formas possíveis o governo a seguir o conselho da Alta Autoridade, e a criar um site com os preços actualizados de todos os postos.
2 - Na falta desse site (o que será para bastantes meses), consultar os sites desde já disponiveis, graças à boa-vontade de alguns ‘carolas’:
www.maisgasolina.com
www.gasmappers.com
3- Registar-se nos sites e colaborar na actualização dos preços. Um pouco de solidariedade e civismo (no interesse de cada um e de todos), é um bom tema, para qualquer blogista.
O Jota

Rita disse...

O mais interessante é que, há vezes em que andar a insistir numa coisa a bem não quer dizer que incentive. Pelo contrário deixa-se andar, a ironia pode ter um efeito melhor, embora nem sempre;). Civismo oportuno também seria começarmos falar sobre reciclagem, a dependência dos transportes/combustíveis ou simplesmente alertar para que se deixe de consumir as frutas que não são da época (uma coisa tão simples que mudaria tanto), no entanto, por enquanto, fica mesmo a sugestão de "O Jota" para consultarem os sites referidos e fazerem a diferença com pequenos grandes gestos;)Thanks!