quarta-feira, 25 de junho de 2008

Assoberbada

assoberbar

v. tr., 
         vexar
         humilhar


Assoberbada fico quando me lembro do que um dia já soube e hoje desconheço.


assoberbar

v. refl., 
            tornar-se soberbo


Overwhelming (t)

A inteligência alheia é-nos por vezes esmagadora, trespassando os mais complexos recantos do nosso cérebro, assumindo a forma de siglas, símbolos ou signos que detemos, numa posição ou uso que desconhecemos. Ou desconhecíamos.

Uma vez açambarcados por algo overwhelming, e ultrapassado o choque inicial, perguntamo-nos os mecanismos.  "Como? Porquê?". Resposta fácil mas de domínio restrito: Criatividade. Digo criatividade e não raciocínio porque a primeira engloba o segundo. Um raciocínio faz-se a partir de um encadeamento de ideias, um encadeamento não arbitrário mas sim pessoal, individual, criativo. E a lógica onde entra? Igualmente na criatividade. Aquilo que conhecemos como lógico já foi um dia parco do seu próprio cariz. As lógicas e contra-lógicas foram sempre fruto de algo comum, posicionado ou usado de uma forma incomum, cujo resultado final surtiu maior ou menor aceitação nos que com elas se depararam. Logo um exercício criativo de quem elaborou e sintomático de falta de destreza de quem simplesmente acatou. 

Não quero dar azo a más interpretações (ainda que criativas), o deslumbramento é natural, salutar até. O estranhamento também. Mas a verdadeira sapiência define-se pelo processo que se segue, pela forma como trabalhamos, ou nos apropriamos de, algo que nos ultrapassa. A capacidade de conviver, assimilar e transformar "nosso" o que nos é desconhecido ou superior.  Alcançar-lhe o âmago, criar-lhe novas formas e, não humildemente mas esperançosamente, ver a nossa criação ser desmembrada.


Overwhelming (p)

"Quando vejo uma obra de arte, sinto o calor dos anos a passar por nós."
x, sete anos de idade.

1 comentário:

Tempus_Fugit disse...

Stravinsky... Não encontro melhor exemplo de um criador que vá ao encontro do que escreveste. Não sei se conheces a peça ao ponto de notares até onde o que escreveste se aproxima dele.