domingo, 10 de maio de 2009

Desmitificações urbanas in the books.

Ultimamente, tenho encontrado e lido vários artigos, quer em revistas femininas, generalistas quer em suplementos de jornais, que insistem regularmente na mesma temática. Anda, anda e vão sempre falar do mesmo, pelo o que se entende que são dois temas que urge desmitificar qual mitos urbanos, que enquanto não são bem contrariados e explicados ninguém avançará na sua caminhada.



Primeiro:

Esta coisa da felicidade. Ao contrário do que tudo o que nos rodeia nos faz acreditar e teme em nos convencer, não é suposto andarmos todos os dias, a todas as horas, felizes de contentes. Não é possivel. Somos humanos. É normal numas horas andarmos mais desanimados, outras eufóricos, noutras tristes e ainda noutras nostálgicos. É importante este esclarecimento porque anda aí muita gente que à conta de achar que tem de andar sempre, a cada instante, aos pulinhos de contente, fica ainda mais deprimido quando vê que não é esse o seu caso. É normal. Anormal é achar o contrário. Tenho um amigo que andou a fazer psicanálise e quando finalmente percebeu que essa felicidade constante era um mito, tornou-se uma pessoa mais feliz.

O que conta é termos vários momentos felizes durante o dia e durante a vida ir coleccionando-os, de resto todos os outros estados de espírito são normais. Afinal, não passamos de humanos.

"Felizes podem ser talvez os besouros. O sofrimento faz parte da espécie humana." Carlos Amaral Dias.



Segundo:

Esta coisa do prazer sexual. Na revista Única chamam-lhe o desejado, noutras o êxtase e por aí adiante. Chega-se à conclusão de que muita gente não conhece bem o seu próprio corpo; que os homens se preocupam cada vez mais com o prazer da parceira, que à escala global poderão ser um milhão as mulheres que têm uma vida sexual insatisfeita e sobretudo que há uma série de mitos por desmitificar. Como, por exemplo, "Aliás, a sua única função é dar prazer sexual (o clitóris). E se não for estimulado durante o sexo, provavelmente elas nunca atingirão o ponto mais alto do prazer. O orgasmo é clitoriano e não vaginal" Marta Crawford.



Posto tudo isto, toca a simplificar e a aumentar os momentos felizes diários, para sermos pessoas menos cinzentas e mais "besouras".

Sem comentários: