terça-feira, 2 de setembro de 2008

O 4.º Poder.

De entre as várias Teorias de Comunicação existentes, há uma que começa a assentar que nem uma luva no dos temas actuais mediáticos. Basicamente, a teoria defende que a divulgação noticiosa em grande número, ou cobertura massiva de determinados acontecimentos na sociedade, tais como suicídios, assaltos, entre outros, encoraja o surgimento de mais episódios da mesma natureza. Em parte está inerente os 15 segundos de fama: "Quem fez aquele mega assalto ao banco fomos nós!". Com isto não estamos a responsabilizar os meios de comunicação pelo surto repentino de assaltos, mas tem influência. Por norma, na maior parte das vezes, a policia pede alguma contenção na divulgação destas notícias sobretudo para não alarmar a população. No entanto, o não incentivo é igualmente uma das razões, que na silly season perdem a razão.



Já estou a ver o pessoal responsável por estes vários assaltos dos últimos dias a recolher o número de inserções que conseguiram nos meios de comunicação e após uma breve análise, a levarem os resultados de clipping para compararorgulhosamente, à noite no café, com os outros grupos.

2 comentários:

Mimi disse...

Nem mais, há dias comentava com uma pessoa exactamente este fenómeno de replicação. É perversa a ampliação e massificação de todos estes episódios de violência.

Beijocas

Diabolous in Musicae disse...

Pois...se dessem mais relevo à cultura de um modo geral, mas não, é morangos com açúcar e bombas de gasolina, fado fátima e futebol pão e circo...