terça-feira, 4 de novembro de 2008

Infância.

Quando eramos pequenos, aos saltos no recreio da escola primária, tinhamos nos livros escolares imagens das profissões dos mais crescidos, que deixavam com o brilho nos olhos, os rapazinhos a sonhar ser aventureiros e corajosos como o bombeiro ou então as meninas a imaginarem o rodopio incansável num palco cheio de luzes.
Eramos presenteados com as imagens de bombeiros, policias, carteiros, cozinheiros, agricultores, limpa-chaminés... todos com aquele ar simpático, o cozinheiro sempre com umas rosinhas numa cara de bolacha... E era-nos transmitido que são personagens simpáticas que estão aí para alguma ajuda que seja precisa, sobretudo o Sr. Policia. O Sr. Policia é quem nos pode ajudar a atravessar a estrada, proteger dos ladrões, dar indicações, estabelecer a ordem... podemos confiar.

Hoje, cada vez, que os Srs. Policias interropem e fazem parar o trânsito para passarem a toda a velocidade, porque têm muita urgência, não consigo deixar de desconfiar que já vão é atrasados para a mudança de turno.

1 comentário:

Sérgio Mak disse...

O GNR gordo de bigode e ligeiramente rosado por afectividades etilícas é que faz parte do imaginário... Tudo o resto é pós-modernismo.