quarta-feira, 9 de novembro de 2011

my 7 persons.

O facto de aqui toda a gente ser de fora tem tanto de bom como de mau. A diversidade cultural é enorme, a disponibilidade e abertura para "ocupar o tempo" para conhecer pessoas novas é diferente. No entanto, poucos são os que chegam, ficam e não vão embora. A rotatividade de pessoas é enorme. Chega sempre a altura de regresso a casa. Ou não, há casos em que já estãocá faz muitos anos e devem continuar. Igualmente, há os outros, embora cada vez menos, que partem. E é triste para quem fica. Amigos que vão. E quem fica encosta-se depois mais às outras pessoas importantes que restam ou na melhor das hipóteses abre a porta para entrar pessoas novas. Mas dá trabalho. Não só dá trabalho, dá a sensação de que vai ser para perder de novo. Para mim, acho que mais vale abrir a porta a pessoas novas e aproveitar o que têm para dar. Se tiverem de ir embora. Bem, o bom de nos termos cruzado já ninguém nos tira.





É primordial arranjar um circulo de amigos, de pessoas que possamos confiar. Faz parte. É uma das bases para construir uma vida saudável onde estamos. É um apoio que não tem preço e já basta todas as outras dificuldades de começar de novo, numa cultura diferente, com pessoas diferentes, lingua diferente. Agoram imaginem isto sem amigos.

Aos meus amigos aqui chamo-lhes "my persons". Conheço imensa gente e gente espectacular. Mas há um grupo de pessoas que provavelmente por conhecer, embora de leve, antes de vir para cá, tornaram-se nos meus pontos de apoio. Entretanto, vou conhecendo mais pessoas, não conhecer de novo. Vou conhecendo melhor e vamos vendo que há muito em comum ou que simplesmente gostamos de passar tempo juntos. Mas as "my persons" são especiais. Foram as que estiveram lá desde o início. As que fizeram pequenas coisas significativas. Que não me deixaram sozinha. Que foram tomar café comigo. E acredito que na maior parte das vezes nem se aperceberam. Não tem importância, fizeram. E também acho que nem se devem aperceber da importância que têm, aliás sabem, mas não imaginam o quanto especiais são.


Porque acho que mais e mais temos de deixar claro o quanto as pessoas que nos rodeiam são importantes. O quanto gostamos delas. Quando celebrei um ano a viver aqui, dei a cada uma, uma joaninha da sorte, de chocolate, com uma nota. E agradeci-lhes por estarem ali. O ano passou tão mais facilmente porque elas estiveram sempre ali. My 7 blessings. Uma delas já foi embora, voltou para casa. Engraçado. Tudo está diferente agora. Na fase que ela esteve cá, não podia ter tido melhor amparo, foi a altura certa. My 7 persons. My 7 blessings.

















Sem comentários: