sábado, 9 de agosto de 2008

100 Obras para ouvir antes de morrer - nº8




Arto Lindsay

Invoke



A fusão na música, como na culinária, e em tantas outras coisas, quando é bem feita resulta. Pode chegar a ser brilhante mesmo.

Arto Lindsay é brasileiro. Quando o descobri foi uma lufada de ar fresco. Porque quase tudo o que nos chega de música brasileira peca pelo sentimentalismo ou euforia em excesso, e isto é algo completamente diferente. Sendo este um dos músicos da cena avant-garde Nova Iorquina, colaborador de John Zorn ou Ryuichi Sakamoto nem poderia ser vulgar, mais um cantautor de amores e desamores. A melhor descrição que arranjo: Brasil meets New York, ou tropicalismo urbano-depressivo. Numa fusão improvável, mas surpreendentemente perfeita. Até as línguas se misturam, Inglês e Português, não só nos álbuns mas por vezes mesmo nas faixas. A voz melancólica, aparentemente frágil, no oposto do virtuosismo, e no entanto com um peso que se sente a cada sílaba. A originalidade e autenticidade do que se ouve é a toda a prova. Sendo que isso nem sempre é sinónimo de qualidade, apesar de tudo, é uma estética bem fora do que é a indústria discográfica, com personalidade e vida própria. Neste caso é efectivamente sinónimo de qualidade.
Não é de todo uma audição fácil, e portanto não agradará certamente a toda a gente, mas garantidamente um daqueles fenómenos que conquista um ouvinte para a vida.
Ainda uma nota mais quanto aos apontamentos humorísticos que vêm nalguns álbuns, de que é exemplo a música "Beija-me", deste Invoke. São a caricatura da xaropada que é por vezes a MPB, levada a um ponto que por vezes tenho de passar a faixa para a frente...

3 comentários:

guardanapo branco disse...

a transformação das imagens no site está brutal!


ai ai ai que coisa boa, esse gostinho divinal, quando eu ponho a minha boa nesses lábios de coral! LOL

MBP sempre em ponto de rebuçado, =P

do que ouvi gostei*

Tempus_Fugit disse...

:-D
É oficial! Alguém foi efectivamente espreitar uma sugestão minha! Lol! É uma grande vitoria pessoal!

Fico muito contente por teres gostado.
Beijo!

guardanapo branco disse...

é oficial pois! =)

por agora aguardam-se as próximas 92 vitórias pessoais, MeuPastor =P




*