segunda-feira, 10 de junho de 2013

O tema da cidade de Berlim em 2013

Quem conhece Berlim sabe que é uma cidade que está a efervescer, sobretudo nas áreas das artes, da cultura, do design e por aí em diante. Estão sempre novas coisas a acontecer, a despontar e promete porque lá está, ainda está na parte de borbulhar de criatividade, para se encontrar e definir. No fundo, ainda se pode dizer que esteja em processo de recuperação, de procura de uma identidade que lhe foi tirada e qual Fénix renascida, está a voltar em grande e aguardem porque é a cidade para se estar.





Por tudo isso, não deixa de ser interessante que em tempos, foi a cidade que esteve dividida e ocupada por culturas muito diferentes, todas tentando decidir o que seria melhor. Foi também a cidade que antes disso e da construção do muro, viu as suas mentes mais brilhantes evadirem-se para outros países para salvarem a vida (muitos não conseguiram) ou para se salvarem de um estagnar de criatividade e logo trabalho que na altura lhes era imposto. Foram livros queimados num festejo conjunto, muitos quero acreditar que presenciaram o momento boquiabertos de estupefacção mas multidão era a favor. Ou estava cega por um torpor gerado pelo poder das massas. Foram pessoas perseguidas porque as suas artes ou trabalho era perigoso no sentido de denunciar uma realidade que deveria continuar nublada.

Isto para dizer que a cidade que viu a sua criatividade ser perseguida, tem vindo a renascer e mais uma vez volta com uma energia tremente de se fazer ouvir. E é uma das características que a fazem tão especial.

2013 comemora 80 anos da ascensão dos Nazis aos poder, em 1933. Há um programa cheio de eventos e actividades para comemorar esse tema, por toda a cidade, que num museu ou numa instalação em pleno parque, acessíveis a todos os que a visitam. O programa para o tema de 2013 pretende chamar a atenção para a diversidade cultural que fez de Berlim a cidade de fama mundial e comemora a sua destruição nas mãos do regime Nazi. 

Mais informações aqui: http://www.berlin.de/2013/en/startseitenweiterleitung/

Sem comentários: