sábado, 24 de abril de 2010

O Bairro do senhor Tavares



Continuo a percorrer este bairro, cada vez mais deslumbrado.

Desta vez deparei-me com o senhor Breton (que tal como os restantes é decalcado da nossa realidade para a do bairro), que é o menos autista dos que conheci até agora. Isto apesar de se entrevistar a si prório, formulando perguntas brilhantes e enormes às não responde, pois na verdade a pergunta já contém a resposta ou a sua impossibilidade imediata.

Sendo o menos autista o sr. Breton proporciona alguns vislumbres de bairro, e poucas linhas devem chegar para vos mostrar o quanto eles merecem ser lidos. (Conhecer a obra das figuras neles retratadas pode dar toda uma outra dimensão, mas não é fundamental para que se goste destes livros). E as ilustrações despretensiosas de Rachel Caiano estão perfeitas.

"...Tenta não olhar-se ao espelho, dirige-se à janela. Começa a rir-se.

Era o senhor Valéry a passar na rua, lá em baixo. Avançava com dificuldade pois levava dois sapatos direitos calçados...

...Mas, de súbito, o senhor Breton ouviu um estrondo enorme.
Era a porta do prédio ao lado.
A delicada senhora Woolf acabara de sair."

rachelcaiano.blogspot.com
goncalomtavares.blogspot.com/

2 comentários:

Unknown disse...

Permita-me fazer um pedido: tente não utilizar a palavra "autista" ou "autismo" em seus textos sem referir-se à síndrome, e entendo que isso será fácil, pois vejo que você tem um vocabulário vasto e rico.
Pois isso dificulta a pesquisa online de pais de filhos com autismo, que encontram seu texto equivocadamente, pois estão em busca de informação sobre a doença. É só um pedido.

Tempus_Fugit disse...

Longe de mim querer desviar quem procura alguma coisa de útil para este blog. Mas tenha também em conta qualquer palavra pode levar quem usa um motor de busca a um sítio que não lhe interessa, e parece-me impossível que quem escreve despreocupadamente consiga contornar as pesquisas úteis de todas os usuários! Quem faz uma busca deve procurar sempre com mais específicidade e usando as ferramentas correctas, como por exemplo "síndrome de autismo", assim entre aspas.

Mas farei todos os possíveis para responder ao seu pedido educado e com fundamento. Obviamente que não fico contente que venham aqui parar por eu usar o nome de uma condição como figura de estilo...